• Ana Dias

O que o Coaching pode fazer por você?


O Coaching pode trabalhar tanto os aspectos profissionais, pessoais ou físicos de um indivíduo, de um grupo, fora ou dentro de uma empresa. Mas independente da área escolhida para ser trabalhada, de forma geral, o processo de Coaching busca reconhecer onde você quer chegar e te ajudar a construir uma via até lá.

Assim, imagine que você está fazendo uma trilha no meio de uma floresta, quanto mais informação sobre esta você tiver, mais preparado estará para conseguir chegar no seu destino. Usando essa analogia, o Coaching seria uma ajuda tanto para reconhecer o final dessa trilha, quanto para dar o norte sua direção, buscando construir um mapa personalizado,com os passos a serem dados, as paradas que serão necessárias, os melhores caminhos disponíveis, os riscos que poderão ser encontrados e as medidas a serem tomadas diante dos mesmos. Sendo possível reconhecer possíveis atalhos, a velocidade que se quer caminhar, com quem se quer andar, quem ou o que não vai poder te acompanhar, e tudo que está disposto fazer para chegar no seu destino.

A construção desse processo vai variar muito do ponto em que você se encontra nessa trilha: há pessoas que estão em um momento que só precisam de um empurrãozinho para chegar onde desejam. Outras estão perdidas e o que realmente querem é descobrir a localização atual. Há aquelas que querem entender qual o melhor destino, onde se sentiram mais satisfeitas. E há outros que já até sabem o caminho e onde querem chegar, mas buscam um mapa com recursos extras, que tenha mais técnicas, com paradas que disponibilizem equipamentos para se chegar de maneira rápida e consistente.

"Coaching não é meramente uma técnica a ser rigidamente aplicada em determinadas circunstâncias, é uma forma de gerenciar, uma maneira de tratar as pessoas, uma forma de pensar, uma maneira de ser." (John Whitmore)

Porém, é importante reconhecer que em alguns momentos por não ter começado a trilha do ponto zero, a caminhada até o dia de hoje pode ter sido muito dura, e por isso, há feridas que precisarão ser cuidadas por outros profissionais, para que esse processo de construção seja realmente útil e não uma simples ferramenta.

Ou seja, o Coaching é uma metodologia, onde através da cocriação dos desejos e conhecimentos do cliente (coachee) unido as ferramentas e conhecimentos do profissional (coach) se trace uma via personalizada e direcionada, fazendo como que você consiga parar de dar voltas e comece a gastar seus esforços rumo ao que vá te trazer satisfação e melhoras para sua vida no âmbito que desejar.

Coaching é libertar o potencial de uma pessoa para maximizar sua performance. Não é ensinar, é auxiliar a pessoa a aprender. Devemos pensar na pessoa em termos de seu futuro potencial, não de seu desempenho passado. Timothy Gallwey, expert em tenis, em seu livro “The inner game of tennis” diz que se o coach puder remover ou reduzir os obstáculos ao desempenho , uma inesperada e natural habilidade fluirá sem necessidade de muito input técnico do coach. Construir Consciência e Responsabilidade é a essência do bom coaching. (John Whitmore)

E você? Sabe em que ponto da trilha está? Deixe seu comentário ou mensagem caso queira conversar sobre o assunto.

#coaching

82 visualizações

Rio de Janeiro- RJ 

contato@anamelodias.com

Tel: (21) 99904-1339

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • whatsapp1600

© 2017 Copyright - Ana Dias. Todos os direitos reservados.