• Ana Melo Dias

6 dicas para melhorar a vida


Por que será que apesar de diversos avanços da nossa época, o sentimento de insatisfação continua crescente? A Ciência tem tentado responder isso criando estudos para entender o que faz a gente sentir que a vida vale a pena. Por isso, compartilho 6 dicas, baseadas nessas descobertas, capazes de fazer a diferença no seu bem-viver.

  1. Entenda que a felicidade duradoura não vem do sucesso: ter riquezas é como a saúde, sua ausência gera sofrimentos, mas tê-la não garante felicidade. Martin Seligman, psicólogo da Universidade da pensilvânia, após um estudo de 10 anos propõe que a soma de cinco fatores para o bem-viver (modelo PERMA): Emoções Positivas (Positive Emotions); Engajamento (Engagement); Relacionamentos (Relationships); Sentido (Meaning) e Realização (Accomplishment), como mostra em sua palestra no TED. Assim também, estudos sobre nossa percepção com relação a vida tem indicado ter grande influência sobre nosso nível de bem-estar:

"parece que a forma como as pessoas percebem o mundo é mais importante para a felicidade do que as circunstâncias objetivas" (Diner)

2. Assuma controle do tempo: pessoas felizes se sentem no controle de suas vidas, muitas vezes por conseguirem fazer bom uso do seu tempo. Helen Briggs da BBC News fala do estudo da Harvard Business School e da Universidade de Maastricht, que envolveu especialistas de três países, 6.271 adultos dos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Holanda, incluindo 818 milionários, que responderam uma enquete sobre o quanto gastam para comprar tempo e os pesquisadores descobriram que menos de um terço dos indivíduos gastava dinheiro com esse propósito de gastar menos tempo. E os que faziam isso relatavam maior satisfação com a vida do que os demais.

Por isso, os pesquisadores sugeriram que se o dinheiro de fato pode comprar tempo e comprar tempo de forma bem eficiente, então comece a questionar se há algo que você odeie fazer, e se você poderia pagar alguém para fazê-lo para você. Se a resposta é sim, então a ciência diz que é uma boa forma de usar o dinheiro.

3. Procure atividades de trabalho e lazer que exijam o emprego de suas habilidades: usar suas habilidades permitem que fique em estado de flow – totalmente absorvido em uma atividade desafiadora, sem se sentir sobrecarregado. Um dos maiores pesquisadores em Psicologia Positiva, Mihaly Csikszentmihalyi, aponta que ao usarmos nossas habilidades entramos em um estado onde somos capazes de superamos nossos desafios e evoluir, ficando prontos para desafios maiores. O que gera uma uma espiral virtuosa. Nesse vídeo ele explica mais sobre o conceito de flow e seus estudos: Fluidez, o segredo da felicidade

4. Movimente-se: fazer exercício aeróbico promove saúde. Ao contrário do que parece, exercício físico gera energia e disposição, aumenta as substâncias relacionadas ao bem-estar no cérebro, reduzem os hormônios ligados ao estresse e aliviam a depressão e ansiedade. Pesquisadores da Universidade de Vermont concluíram que os efeitos benéficos de apenas 20 minutos (!!!) de exercícios podem durar até 12 horas.

5. Dê prioridades a relacionamentos íntimos: alimentar amizades com quem possa abrir seu coração e com quem possa contar nas horas mais difíceis, tem se mostrado extremamente importante inclusive para se viver mais. Estudo, feito na Universidade de Harvard durante 75 anos, mapeou mais de 600 pessoas e revela que quem criou laços fortes com outros seres humanos viveu mais e melhor. O diretor do estudo fala sobre isso no TED: O que faz uma boa vida?

6. Agradeça: fazer uma pausa diária para refletir sobre as coisas positivas da vida tem se mostrado um ótimo exercício para aumento do bem-estar. Estudo realizado pela Universidade Davis, na Califórnia, descobriu que pessoas que registravam as coisas pelas quais eram gratos, uma vez por semana, se sentiam mais otimistas e satisfeitos com suas vidas do que os demais. Vale a pena testar, não!?

E você? Sabe o que deixa sua vida mais feliz? Sabe o que poderia fazer para torná-la melhor? Compartilhe aqui ou in box o que você tem feito para melhorar a sua vida, vou adorar conversar sobre isso com você.

#psicologiapositiva #bemestar

46 visualizações

Rio de Janeiro- RJ 

contato@anamelodias.com

Tel: (21) 99904-1339

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • whatsapp1600

© 2017 Copyright - Ana Dias. Todos os direitos reservados.